Sistemas Operacionais de Código Aberto

Configuração de Rede no Linux

  • linux
  • network
Última atualização: 2022-05-16

Configurando um IP para uma interface de rede

nmcli

As distribuições voltadas ao segmento enterprise, Red Hat Enterprise Linux, Ubuntu, SuSE e suas variações (Oracle Linux, CentOS, Alma Linux, Rocky Linux, etc), utilizam o programa nmcli para configurar as interfaces de rede. O nmcli também está disponível nas versões voltadas para comunidades, como Fedora, Debian e openSuSE.

Principais commandos do nmcli:

As configurações são armazenadas em diferentes arquivos, que dependem dos plugins disponíveis para o Networ Manager. Para ver em quais arquivos as configurações estão sendo armazendasa, utilize o comando nmcli -f NAME,DEVICE,FILENAME connection show

Ubuntu pré-22.04

As versões do Ubuntu anteriores à versão LTS 2022.04 utilizavam diversos meios para a configuração de rede. Na versão LTS 20.04, por exemplo, era utilizado o netplan.

Debian

O Debian utiliza diversos formatos de configuração de rede, dependendo dos pacotes instalados no seu sistema e da forma como você o configurou para funcionar. Em diferentes versões do Debian, diferentes formatos de configuração estão disponíveis.

Configurando a rota de uma interface de rede

O comando ip

O comando ip é uma espécie de canivete suíco para configuração de interfaces de rede no Linux. Com ele podemos gerenciar links, endereços, rotas, tuneis, regras de roteamento, e executar diversas outras ações relacionadas às interfaces de rede e o protocolo IP.

Depurar uma conexão de rede

tcpdump

O tcpdump é um analisador de pacotes de rede que funciona em linha de comando.

Veja mais em https://e-tinet.com/linux/tcpdump

Wireshark

O Wireshark é um analisador de protocolos de rede, permitindo que você tenha uma visão em nível microscópico do que está acontecendo na sua rede.

Configurando o hostname

Toda estação Linux possui um nome, que, idealmente, é único dentro de um domínio.

Quando acessamos um servidor, utilizando um browser, o primeiro campo da URL é o nome dessa máquina, junto ao seu domínio, chamamos esse nome de FQDN - Fully Qualified Domain Name. Por exemplo, uma máquina cujo nome é www, que está no domínio google.com, teria o FQDN www.google.com.

O comando hostname nos permite obter o hostname da máquina, seu domínio, seu FQDN, entre outras informações. Embora seja possível trocar o hostname utilizando esse comando, o ideal é que ele seja utilizado apenas para obter informações, e não alterar essas informações.

Para alterar o hostname da máquina (e o domínio) é melhor utilizar o comando hostnamectl.

Referências