Sistemas Operacionais de Código Aberto

Configuração de servidor HTTPD no Linux

  • linux
  • network
Última atualização: 2022-05-23

Instalação e Configuração

A maioria das distribuições conta com um pacote para instalação do Apache. Utilize o gerenciador de pacotes da sua distribuição para instalar a última versão.

A configuração e os caminhos dos arquivos apresentados aqui são relativos ao Debian, podem existir pequenas diferenças entre as diferentes distribuições na localização dos arquivos, ou nos arquivos de configuração (dependentes da versão do servidor).

Ao instalar o pacote, você pode acessar o exemplo padrão que é intalado junto a partir de um browser apontando-o para http://localhost ou utilizando o IP da máquina (VM). Além da instalação da página padrão, são instalados diversos módulos que podem ser ativados, se necessário.

Note que você precisa utilizar HTTP, e não HTTPS, uma vez que os certificados de criptografia ainda não foram configurados.

O site padrão pode ser encontrado no diretório /var/www/html. A localização deste site pode ser alterada modificando a diretiva DocumentRoot. No caso do Fedora, essa diretiva é encontrada no arquivo principal de configuração /etc/apache2/apache2.conf (/etc/httpd/conf/httpd.conf, no Fedora).

Lembre-se que ao alterar a configuração, servidor deve ser reiniciado, ou utilizando systemctl restart apache2.service (ou httpd.service no Fedora).

Configurando VirtualHosts

A utilização de virtual hosts permite que diversos sites sejam configurados a partir da mesma instância do servidor HTTP.

A configuração básica de um virtual host contem:

<VirtualHost *:80>
    DocumentRoot "/www/example1"
    ServerName www.example.com

    # Other directives here
    ErrorLog ${APACHE_LOG_DIR}/error.log
    CustomLog ${APACHE_LOG_DIR}/access.log combined

    # Configure DocumentRoot
    <Directory /www/example1>
        Options Indexes FollowSymLinks
        AllowOverride All
        Require all granted
    </Directory>
</VirtualHost>

Nesse exemplo temos:

Nota: A entrada do novo site deve estar no servidor DNS, caso você esteja testando localmente, adicione essa entrada no arquivo /etc/hosts. Deve haver uma entrada para cada novo VirtualHost.

Configurando o módulo PHP

Para utilizar o módulo PHP, você deve ter tanto o PHP quanto o módulo PHP instalados:

Após a instalação dos pacotes o PHP já estará configurado para executar como um módulo do Apache.

Crie uma página no DocumentRoot com o nome info.php, e o seguinte conteúdo:

<?php phpinfo(); ?>

Aceesse o site pelo browser utilizando http://<endereco>/info.php. Se a configuração estiver funcionando, você verá diversas informações sobre a instalação do PHP no seu servidor.

Referências

  1. How To Install Apache on Debian 11