Trabalho de Conclusão de Curso

Sou professor orientador na Faculdade Senac Porto Alegre, e mostro aqui algumas dicas de como realizar o TCC de forma mais tranqüila, sem muito stress, cumprindo todos os passos exigidos no prazo, e com o mínimo possível de noites em claro.

Ao longo destas dicas, você encontrará um exemplo de elaboração de um TCC, onde cumprirei os mesmos passo durante a implementação de um projeto pessoal, para mostrar um exemplo de como o TCC pode ser executado.

Preparação para o TCC

Como todo projeto, o TCC se beneficia muito de preparação anterior ao seu início oficial, e algumas tópicos devem ser trabalhados antes mesmo do aluno matricular-se no TCC. Estes itens deveriam ser decidios antes do início do semestre:

  • escolha do tema;
  • definição do problema a ser solucionado;
  • visão geral da solução a ser implementada;
  • escolha do orientador.

Escolha do tema

Escolha uma área que você goste muito. Lembre-se que você irá trabalhar no projeto por um ano, escrever um relatório, com uma cobrança muito grande (sua graduação depende desse projeto!), e irá conviver com críticas e questões o tempo todo (do orientador, dos avaliadores, e, principalmente, de você mesmo). Imagine passar por tudo isso fazendo algo que não gosta ou não tem interesse.

O tema não é apenas importante para definir o que você irá desenvolver, mas também irá ajudá-lo na escolha do orientador.

Definição do problemas

Uma vez escolhido o tema, você deve elaborar um resumo do problema que quer resolver dentro do tema escolhido. Este resumo será depois extendido em conjunto com o orientador para definir o escopo do trabalho.

Visão geral da solução a ser implementada

Como você já definiu o tema, e definiu qual problema quer resolver, muito provavelmente você acabou pensando em uma solução possível para solucionar o problema. Descreva, em alto nível, como irá funcionar esta solução e o que será necessário para desenevolvê-la.

Você deve definir, pelo menos:

  • se a solução será desenvolvida para sistemas desktop, web, ou móveis;
  • a infraestrutura necessária para implantar a solução;
  • os principais componentes que farão parte da solução;
  • as principais tecnologias que serão utilizadas na solução.

Escolha do orientador

Com o tema definido, um problema para resolver, e a visão geral da solução elabolada, vem a parte mais simples do processo de preparação para o TCC, a escolha do orientador.

Escreva um documento de três parágrafos sobre o que você irá desenvolver (tema, problema e proposta de solução), e procure um orientador que tenha insteresse e conhecimento sobre o tema escolhido. Leve o documento junto, mostre que já pensou na solução (mesmo que ela venha a mudar depois), mostre seu interesse no assunto.

Caro professor <Nome do Professor>,

Estou iniciando o Trabalho de Conclusão de Curso, e gostaria que você fosse meu orientador neste processo.

Há algum tempo, trabalho com fotografia e filmagens, e um dos problemas nessa área é o gerenciamento dos arquivos criados.

Apesar de existirem diversos softwares na área, como o Adobe Lightroom e o Phase One Media Pro, e até mesmo opçöes open source como o digiKam ou o Shotwell, nenhum deles soluciona o problema que tenho, ou por não existirem na plataforma que utilizo (Linux), ou por não realizarem bem o trabalho de gerenciamento.

A solução que desejo implementar envolve um sistema de gerenciamento semelhante ao do Adobe Lightroom, que é simples de utilizar, porém flexível e poderosa, porém voltada para a comunidade open source. Nesta solução, o sistema irá gerenciar os arquivos de mídia (fotografia e vídeo), e permitirá ao usuário localizar os arquivos a partir de seus metadados e atributos (como ranking e palavras-chave). Utilizarei a linguagem Python na implementação, e utilizarei o sqlite ou o MongoDB como solução de persistência.

Não escolha o orientador por afinidade pessoal. É ótimo um orientador parceiro, mas é melhor ainda um orientador que sabe o que está fazendo, está interessado no resultado do seu trabalho (além do resultado da sua aprovação). Lembre-se, que vocês dois estão juntos no trabalho, logo, quanto mais interesse do orientador, melhor para você.

Entre em contato com os possíveis orientadores no semestre anterior ao início do TCC. Alguns orientadores são muito disputados e possuem poucas horas disponíveis para orientação, logo, ficam sem vagas mais cedo.

Iniciando o TCC

Quando você iniciar o TCC, você terá diversas entregas a realizar, e duas delas demandam algum trabalho e pouco tempo. Para consneguir vencer os prazos com tranquilidade, organize-se, e programe-se.

O TCC é, em diversas instituições de ensino, divido em dois semestres, e você deve levar esse período em consideração no seu planejamento.

Baseado nos prazos regulares da Faculdade Senac Porto Alegre para o TCC, criei um cronograma de 40 semanas para ajuda-lo nesse planejamento.

Formatação ABNT

Um dos problemas que muitos alunos enfrentam é a formatação ABNT exigida na apresentação do trabalho, e para auxiliar nesse aspecto, criei um modelo de documento de TCC com a formatação ABNT utilizada pela Faculdade Senac Porto Alegre, que pode ser utilizado em conjunto com o editor open source LyX.

Este modelo está disponível no Github e pode ser utilizado para todos os relatórios exigidos.

Exemplo de TCC

Para mostrar os passos do TCC irei implementar o projeto ƒ/π como se fosse um TCC, iniciando pelo processo de preparação do TCC, passando pelo plano de trabalho, a entrega do relatório parcial, o relatório de andamento, e a entrega do relatório final.