Configuração do SimpleJava no Eclipse

Este documento mostra como configurar o Eclipse para que seja possível desenvolver utilizando o framework SimpleJava. Outras IDEs podem ser utilizadas para desenvolvimento, caso você documente o processo de instalação em outra IDE, por favor, me avise.

Para utilizar o framework SimpleJava em conjunto com a IDE Eclipse, crie um projeto da mesma forma que seria criado como um projeto Java comum. No exemplo criado neste documento, será utilizado o nome HelloWorld para o projeto e para a classe principal.

Com o projeto criado, acesse as propriedades deste projeto.

Na janela de opções apresentada, selecione a opção Java Build Path e nesta opção, selecione a aba Libraries. Assim como as bibliotecas de sistemas gerenciadores de bancos de dados e outros, o framework é disponibilizado em formato JAR, e por isso, deve ser adicionado a partir da opção Add External JARs....

Selecione o arquivo JAR do SimpleJava, e caso tudo ocorra corretamente, a configuração, neste momento estará como exibida na imagem a seguir.

Aplique e confirme as novas propriedades do projeto.

Após isso, será adicionado ao projeto uma nova entrada, "Referenced Libraries", a qual deve conter o JAR recém adicionado. Se o projeto estiver com essa configuração, estará pronto para o desenvolvimento.

Após configurar o projeto, crie uma classe HelloWorld, que será a classe principal do projeto, e insira o código:

public class HelloWorld {
    public void run() {
        Console.println("Hello World!");
    }
}

Este é o código base para uma aplicação em modo console, utilizando o SimpleJava. O ponto de entrada da aplicação é o método run(), e a entrada e saída de dados é realizada pela classe Console.

Para corrigir o erro acusado pela compilação, adicione o import necessário, ou permita que a IDE realize esta tarefa, como mostrado a seguir:

Note que deve ser utilizada a classe Console do framework SimpleJava e não a classe do Java para operação do console (java.io.Console).

Após a correção o código ira ficar com a seguinte configuração:

import com.senac.SimpleJava.Console;

public class HelloWorld {
    public void run() {
        Console.println("Hello World!");
    }
}

Uma vez completo o código da aplicação, é necessário configurar o sistema para que a aplicação possa ser executada.

O SimpleJava provê uma classe Program responsável por configurar o ambiente, instanciar o objeto da aplicação e invocar o método run() neste objeto. A classe que será executada é passada como argumento de linhha de comando para a classe Programa, e é possível configurar a IDE para que esse processo seja executado automaticamente.

Para executar esta configuração no Eclipse, inicialize a conftiguração de execução (Run configurations...), a partir do menu associado ao botão de execução (Run/Play).

Para criar uma configuração de execução, selecione como configuração base "Java Application", e crie uma nova configuração de execução:

Na aba Main, selecione o seu projeto recém criado (ou digitando, ou através do botão Browse...), selecione como classe principal a classe com.senac.SimpleJava.Program (utilize o botão Search..., que irá exibir a classe correta, caso você não lembre do nome completo da classe), e crie um nome para esta configuração:

Selecione a aba Arguments, e em "Program arguments" entre com o nome completo da sua classe, incluindo o nome do pacote.

Caso deseje uma configuração que permita executar qualquer classe que possua o método run() no seu projeto, utilize a macro "${java_type_name}" no lugar do nome da classe. Com o uso dessa macro, o Eclipse irá selecionar a classe que estiver aberta no editor, e tentará executar esta classe.

Atributos da configuração para outras IDEs.

Para a compilação e/ou execução de programas que utilizem o SimpleJava, é necessário que o JAR com o framework esteja acessível. Por exemplo, para utilizar a linha de comando para compilar ou executar um programa utilizando o framework, seriam necessários os seguintes comandos:

$ javac -cp .:simplejava.jar MeuPrograma.java
$ java -cp .:simplejava.jar com.senac.SimpleJava.Program MeuPrograma

A classe a ser executada deve ser passada como argumento para a classe com.senac.SimpleJava.Program, a qual é responsável por instancia um objeto da classe escolhida, e invocar o método run(), iniciando a execução do programa.

Vídeo de Configuração

Aluno Senac tem acesso a um vídeo mostrando a instalação do SimpleJava no Eclipse.