::Instalação do ambiente de desenvolvimento React Native.

Tentei traduzir e resumir o processo de instalação das ferramentas necessárias para o desenvolvimento com o React Native. Os passos originais para a instalação podem ser encontrados no .

O React Native combina partes do desenvolvimento nativo com o React, uma biblioteca JavaScript desenvolvida para a criação de interfaces com o usuário. Para desenvolver utilizando o React Native CLI, você precisará isntalar as ferramentas de desenvolvimento dos sistemas alvo, Android ou iOS. O desenvolvimento para iOS irá exigir as ferramentas disponíveis no macOS, o desenvolvimento para Android pode ser feito em qualquer plataforma suportada.

Este tutorial mostar como instalar o ambiente de desenvolvimento para Android (utilizando Linux) e para Android e iOS (utilizando macOS). Alguns tópicos da instalação no Windows também são cobertos, no entanto não foram testados. Veja também o documento Environment Setup.

Para instalar o React Native, você irá precisar instalar o Node.js e uma série de pacotes utilizando o gerenciador de pacotes do Node, o npm.

Para instalar o Node.js em uma distribuição Linux, utilize o gerenciador de pacotes da sua distribuição, para as versões recentes do Fedora Linux utilize dnf instal npm nodejs watchman (ao contrario do que indica o site do Node.js). Se você utiliza Windows utilize o Chocolatey um gerenciador de pacotes popular para a plataforma, e se você utiliza macOS, instale o node e o watchman utilizando o Homebrew (brew install node watchman).

É sugerido que se utilize a última versão do Node.js, no entanto, é preciso garantir que a versão seja pelo menos a 14.

Android

Além do Node, você irá precisar, para o desenvolvimento para Android, de uma versão do Java JDK. No Linux, utilize o OpenJDK (Fedora: dnf install java-latest-openjdk, Debian: apt install openjdk-17).

Você também irá precisar do Android Studio. Garanta que, pelo menos, os componentes Android SDK, Android SDK Platform e Android Virtual Device serão instalados. Caso não seja possível configurar todos durante a instalação, você poderá configurá-los mais tarde.

Ao iniciar o Android Studio (versão 2021.2.1) pela primeira vez após a configuração, você deverá clicar em More actions... e escolher SDK Manager, caso não exista a opção, clique em Customize -> All settings e selecione Appeparance & Behavior -> System Settings -> Android SDK. Selecione a versão Android 12 (S) do Android SDK (API Level 31), e clique em Apply.

Após instalar o Android Studio, configure o seu arquivo ~/.bashrc, ou ~/.bash_profile, ou ~/.zprofile (ou o equivalente do seu shell) para conter:

export ANDROID_SDK_ROOT=$HOME/Android/Sdk
export PATH=$PATH:$ANDROID_SDK_ROOT/emulator
export PATH=$PATH:$ANDROID_SDK_ROOT/platform-tools

Instale também o Watchman. No Linux, se você usa o Fedora, utilize dnf install watchman, no Ubuntu, siga as instruções oficiais do Watchman para instalar a partir dos fontes. No macOS, utilize o Homebrew: brew install watchman.

Criando um novo projeto

Instale o react-native utilizando npm -g install react-native. Pode ser necessário que o usuário possua privilégios de administrador/superusuário.

Agoro você pode iniciar uma nova aplicação utilizando o comando npx react-native init <nome do projeto>, por exemplo:

npx react-native init HelloWorld

Criando um dispositivo virtual para o Android

Antes de poder iniciar o dispositivo virtual, é necessário criar um dispositivo.

Utilizando o Android Studio abra o projeto Android disponível em HelloWorld/android:

<path_to_android_studio>/bin/studio.sh Contatos/android

Selecione Tools -> Device Manager, clique em Create virtual device, escolha um dos dispositivos disponíveis e clique Next, selecione a imagem de sistema S, API Level 31, e clique em Download. Após o download da imagem, clique em Next e depois em Finish. Espere os processos executados pelo Android Studio terminarem e feche o programa.

Testando a aplicação

Para testar a sua aplicação você precisará de um dispositivo virtual. Caso vocüe esteja desenvolvendo para Android, deverá criar um dispositivo com o Android Studio, caso esteja desenvolvendo para iOS, você precisará do XCode, mas não precisa de nenhuma configuração extra.

Para executar a aplicação, utilizaremos o Metro. Inicialize-o com:

npx react-native start

E inicie a execução da aplicação com npx react-native run-android para Android ou npx react-native run-ios para iOS.

Problemas comuns

  1. Emulador Android não inicia:
    Verifique se as variáveis de ambiente estão corretas
  2. (Android) Programa falha porque emulador não terminou a inicialização.
    Espere o emulador terminar a inicialização e tente novamente.
  3. (Android) Atualização da aplicação falha com o erro INSTALL_FAILED_INSUFFICIENT_STORAGE
    Edite a configuração do dispositivo de forma que tenha um maior espaço de armazenamento, ou remova a aplicação anterior do dispositivo (por exemplo, no widget Settings do dispositivo).