Objetivos
São objetivos da disciplina:
- Introduzir o aluno a diferentes plataformas, frameworks e tecnologias envolvidas
na criação de aplicativos para dispositivos móveis, utilizando estudos de caso,
e desenvolvendo aplicações móveis com armazenamento local e em nuvem.
Pré-requisitos
Embora os pré-requisitos não sejam obrigatórios, o seu domínio auxiliará muito na evolução do aprendizado:
- Desenvolvimento Web
- Usabilidade e interface com usuário
- Arquitetura cliente-servidor
Competências trabalhadas
As competências trabalhadas na disciplina são:
- Compreender o processo de desenvolvimento de software para dispositivos móveis, utilizando frameworks de desenvolvimento
- Empregar visão crítica e sistêmica quanto as opções de tecnologias para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
- Aplicar técnicas relativas a utilização de componentes visuais de interface com o usuário
- Aplicar metodologia de testes para aplicativos móveis
Unidades de Aprendizagem
As unidades de aprendizagem abordadas na disciplina são:
- Entendimento sobre os aspectos relativos ao desenvolvimento de dispositivos móveis
- Elaboração de projetos para o desenvolvimento de aplicativos móveis utilizando mockups
- Familiarização com ferramentas para o desenvolvimento de aplicações móveis tais como frameworks por meio de experimentação
- Entendimento sobre a persistência de dados utilizando banco de dados para o desenvolvimento de aplicações móveis
- Entendimento sobre componentes de tela, tela principal e navegação entre telas, por meio de desenvolvimento de projetos
- Compreensão sobre o processo de integração com redes sociais para o desenvolvimento de aplicações
- Entendimento sobre metodologias de testes para execução de testes em aplicações móveis
- Entendimento sobre o processo de publicação de aplicativos
Estratégias metodológicas
Elaboração de artigos e trabalhos práticos individuais relacionados às unidades de aprendizagem.
Cronograma
Grau |
Id |
Peso |
Resumo |
Entrega |
G1 |
T1 |
4.0 |
Projeto de desenvolvimento de software mobile
|
15/04 |
G1 |
T2 |
2.0 |
Implementação de um tutorial utilizando React
|
29/04 |
G1 |
T3 |
4.0 |
Design com Figma
|
13/05 |
G2 |
T4 |
5.0 |
Projeto: implementação das telas principais e usabilidade
|
17/06 |
G2 |
T5 |
5.0 |
Projeto: implementação da conexão com banco de dados remoto
|
15/07 |
Procedimento e critérios de avaliação
A nota final será composta por trabalhos práticos de implementação e elaboração de artigos.
O grau 1 será composto por G1 = T1(4.0) + T2(2.0) + T3(4.0)
O grau 2 será composto por G2 = T4(5.0) + T5(5.0)
A nota final será a média (M) dada pela regra M = (G1 + G2) / 2
Para obter a aprovação, o aluno deve obter uma média (M) igual ou superior a 6, com frequência mínima de 8 encontros presenciais.
Material Complementar
Recursos online
- React Native Tutorial (Meta Open Source)
- React: Quick Start (Meta Open Source)
- React Interactive Tutorial (Jad Joubran, Lars Böhm)
- The Swift Programming Language (Apple Inc.)
- Android Basics with Compose (Google)
- Android Basics in Kotlin (Google)
- Firebase Documentation (Google)