Um grafo não-direcionado, ou simplesmente grafo é um conjunto de pontos com linhas conectandos alguns desses pontos. Os pontós são chamados de nós ou vértices e as linhas são chamadas arestas.
O número de arestas de um nó específico é o grau do nó. Cada dois nós só podem ter uma aresta ligando-os. Na figura anterior, todos os nós tem grau 2.
Ao representar um grafo, utilizamos um conjunto com um par
No caso do grafo direcionado, representamos cada aresta com uma tupla
Formalmente, um grafo é composto por dois conjuntos
Um subgrafo de um grafo
Um caminho é uma sequência de arestas que unem uma sequência de vértices. Um caminho aberto é um caminho onde o primeiro e o último vértices são diferentes, um caminho fechado é um caminho que começa e termina no mesmo vértice. Um caminho simples é um caminho onde não ocorrem repetições de vértices ou arestas.
Um ciclo ocorre quando é possível criar uma caminho fechado em um grafo.
Um grafo conexo ou grafo conectado é um grafo onde é possível atingir qualquer vértice de um grafo a partir de um vértice qualquer deste grafo. Um grafo fracamente conectado é um grafo direcionado onde a substituição das arestas por arestas não direcionadas forma um grafo conectado. Um grafo fortemente conectado é um grafo conexo direcionado (existem arestas para ambos os lados em todos os pares de vértices).
Um grafo rotulado é um grafo cujos vértices e/ou arestas possuem rótulos. Em alguns casos, chamamos um grafo rotulado de grafo ponderado, quando os rótulos das arestas representam um custo para aquela aresta.
Uma auto-aresta é uma aresta que tem nas suas duas pontas o mesmo vértice. Um grafo contendo uma auto-aresta não é mais um grafo simples, e é tratado como um multigrafo.