Raspberry-Pi

Instalação do Ubuntu Server no Raspberry Pi 4

  • installation
  • raspberry-pi
  • Ubuntu
Última atualização: 2023-02-17

Nota: as instruções oficiais para a instalação do Ubuntu utilizam o Raspberry Pi Image Writer, que embora seja muito útil, pode não estar disponível ou exigir a instalação de um pograma extra. Aqui, é utilizado o dd, que está disponível em qualquer instalação Linux.

Nota: Este processo foi testado com as versões 20.04 e 22.04 do Ubuntu.

A instalação do Ubuntu Server é um pouco mais fácil que a do Fedora, pois toda a configuração inicial pode ser realizada antes do primeiro boot no Raspberry Pi, e não é necessário que o dispositivo seja ligado a um teclado e a um monitor, e, embora os passos aqui são executados manualmente, automatizar o processo de configuração do sistema é bem simples.

  1. Em um computador, grave a imagem no micro-SD:
    $ zcat <image_file> | sudo dd status=progress of='/dev/disk/by-id/my-sd-card'
    
  2. Monte a partição system-boot encontrada no cartão micro-SD.

  3. Edite o arquivo <system-boot>/network-config, habilitando a rede WiFi. Se você estiver usando rede por cabo, procure pela seção ethernets e a entrada eth0. Após a instalação do sistema, a configuração de rede estará disponível no arquivo /etc/netplan/50-cloud-init.yaml.

     wifis:
       wlan0:
         dhcp4: true
         optional: true
         access-points:
           my_cool_network_name:
           password: "1123581321"
    
    1. (Opcional) Caso for utilizar endereços IP estáticos, altere a linha dhcp4: true para:
        addresses:
          - 192.168.15.250/24
        gateway4: 192.168.15.1
        nameservers:
          addresses:
            - 1.1.1.1
            - 8.8.8.8
      
  4. Instale o cartão micro-SD no Raspberry Pi. Se você vai utilizar um monitor e um teclado, plugue-os ao Raspberry Pi antes de ligar o dispositivo.

  5. A configuração inicial é realizada pela ferramenta cloud-init. Se você plugou o Raspberry Pi em um monitor, espere até que algumas mensagens sobre configuração do SSH apareçam no terminal. Caso não esteja utilizando um monitor, a instalação no meu Raspberry Pi 4 com 8Gb de RAM, demorou um pouco menos de 5 minutos.

    Com a instalação terminada, você pode realizar o login no dispositivo com o usuário ubuntu. A senha também é ubuntu, e a troca de senha será requisitada no primeiro login. Você pode precisar esperar uns minutos para que o usuário seja criado e habilitado. Utilize uma senha “forte”, pois este usuário tem permissões de executar comandos com sudo.

  6. Atualize o sistema (essa operação pode demorar bastante tempo):

    $ sudo apt-get update
    $ sudo apt-get dist-upgrade
    

    Nota: Por algum motivo que não procurei, precisei executar o update duas vezes, pois na primeira os repositórios não são atualizados, aparentemente, por um problema de certificado (data).

  7. A partir desse ponto, seu sistema está pronto para uso. Embora o site oficial afirme que o sistema possa ser instalado em um cartão de 4GiB, o sistema que instalei ocupa um pouco mais de 4GiB, logo o uso de um cartão de memória maior ou a instalação em um disco externo USB é altamente recomendada.

  8. Opcionais:

    • Configuração persistente do teclado:
     $ sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration